DENUNCIE AQUI

Bombeiros

Você também pode ajudar ao Corpo de Bombeiros e fazer denúncias de locais inseguros ou clandestinos. Toda edificação deve estar regularizada e protegida para garantir que as pessoas possam fazer seu uso com a devida segurança.
Veja quais os locais em que você deve estar mais atento:

  • Grandes lojas ou lojas com muitas pessoas no seu interior;
  • Vendas de GLP (botijão de gás de cozinha);
  • Postos de gasolina;
  • Vendas de fogos de artifício;
  • Bares e Restaurantes;
  • Casas de shows;
  • Show e eventos, mesmo que abertos;
  • Qualquer outro lugar em que você se sinta inseguro.

Preserve pela sua vida! Observe a segurança do local em que você está e ajude ao Corpo de Bombeiros a tornar Alagoas um estado cada vez mais seguro!

Perguntas Frequentes

  1. Quais os documentos que garantem que o local está regularizado?
     O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) ou Auto de Conformidade de Processo Simplificado (ACPS) são os documento que garantem que o local está regularizado, estes documentos tem validade de 1 ano a partir de quando foram emitidos.
  2. Um local, mesmo com o AVCB ou ACPS, pode estar inseguro?
     Sim. A vistoria do Corpo de Bombeiro é feita em um determinado dia do ano, e o proprietário é responsável por manter os equipamentos e saídas em funcionamento, caso ele não cuide desses equipamentos o local pode sim ficar inseguro.
  3. Como desconfiar que um local está irregular ou inseguro?

    1 - Verifique se no local existem extintores e se eles estão com fácil acesso para uso;
    2 - Verifique se no local as saídas de emergências estão desobstruídas, bem sinalizadas e iluminadas;
    3 - Verifique se no local existe algum tipo de fiação exposta ou qualquer outra coisa que você entenda que possa ser um risco pra você ou pra sua família;
    4 - Procure pelos documentos emitidos pelo Corpo de Bombeiros: AVCB ou ACPS (esses documentos devem estar expostos à qualquer pessoa);
    5 - Solicite do proprietário o AVCB ou o ACPS.
    
    Caso algum desses itens não seja cumprido, há grandes indícios do local estar irregular ou inseguro.
  4. Quais os procedimentos que devem ser feitos para denunciar um local?

    Constatando as irregularidades conforme a resposta 3, você deve se informar de alguns dados mínimos: 
    1 - Nome da Loja ou do local (se tiver); 2 - CNPJ (não é obrigado, mas é muito importante para o CBMAL); 3 -Endereço completo; 4 - Como é o local (se tem vários andares, se é muito grande); 5 - Qual o problema que foi encontrado.
    Você consegue muitas dessas informações nas notas fiscais ou notas de balcão do estabelecimento, e apesar de não ser um item obrigatório, o CNPJ é muito importante, pois com ele o Corpo de Bombeiros consegue verificar se o local já foi denunciado ou fiscalizado mais de uma vez.