DENUNCIE AQUI

Perguntas Frequentes



O que é o Disque Denúncia?

 Gerido pela Secretaria de Segurança Pública, o 181 é uma central de atendimento a recepção de chamadas telefônicas com denúncias de crimes e delitos que tem como objetivo agilizar o atendimento à população e contribuir para a redução da criminalidade no Estado. É um serviço gratuito e totalmente sigiloso. Por isso, o anonimato, além de um direito, se torna um dever da central.

Posso fazer denúncias para qualquer município de Alagoas?

O Disque Denúncia recebe informações sobre todo o Estado de Alagoasa. A ligação é gratuita e pode ser feita através do número 181.

O Disque Denúncia tem equipes de investigação, que vão aos lugares indicados para verificar o que está acontecendo?

 Não. O Disque Denúncia não pode substituir o papel da polícia ou de qualquer órgão fiscalizador para investigar e prender alguém. Todas as informações recebidas são enviadas às unidades competentes, que realizam as investigações e as operações necessárias.

O Disque Denúncia só recebe informações sobre o crime organizado e o tráfico de drogas?

Não. O Disque Denúncia também recebe informações sobre outras atividades ilícitas. Pode ser o comércio ilegal de gás de cozinha; roubo a banco; tráfico de armas ou drogas; a localização de foragidos da justiça; autoria de homicídios entre outras.

Como funciona a garantia de anonimato e como posso acompanhar minhas denúncias?

As ligações para o Disque Denúncia não são identificadas, rastreadas ou gravadas. Ao ligar para o 181, você receberá uma senha numérica chamada código da denúncia. Esta será a sua referência se precisar acompanhar o andamento da investigação, ou trazer novas informações sobre o caso.

A polícia pode requerer que eu seja testemunha?

Não. O sigilo absoluto é um dos compromissos do Disque Denúncia. As ligações feitas para o serviço são gratuitas e não identificam o número do telefone de onde a chamada está sendo feita. Assim, impossibilita que o denunciante seja identificado.

Em caso de urgência/emergência, posso ligar para o 181?

Não. O Disque Denúncia  181 é um serviço de investigação e não de urgência/emergência. Caso você precise da presença imediata de uma viatura das polícias ou do Corpo de Bombeiros, ligue:
  • 190 – Polícia Militar;
  • 192 – SAMU; e
  • 193 – Corpo de Bombeiros Militar.